NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO PSICANÁLISE E PSICOSE
- Coordenação: Iordan Gurgel e Marcelo Magnelli
- Comissão de Orientação Epistêmica: Claudio Melo, Ethel Poll, Fátima Sarmento, Júlia Solano, Luiz Mena e Lucy de Castro.
- Assistente: Júlia Jones
- Abertura, 12/03/25 – às quartas-feiras, das 18h30 às 19h50
Neste ano de 2025, de março a novembro, nos dedicaremos ao tratamento possível da psicose e seus efeitos, tomando como referência a leitura comentada do livro “Principios de una psicoterapia de la Psicosis“, de José María Álvarez, tema que nos permitirá abordar os princípios que nos orientam no tratamento da psicose.
O livro sustenta uma hipótese de trabalho: a loucura é uma defesa! O que o louco necessita é de um bom encontro em que possa ser escutado e sua linguagem, seu silêncio e suas objeções sejam respeitadas. O encontro do sujeito com um analista serve de remédio frente a solidão devastadora que impõe a certeza, o mutismo e o blá-blá-blá interior que leva a se perder em si mesmo – e é isso que precisa ser escutado.
Cada capítulo do livro será comentado por um dos integrantes do Núcleo que acrescentará outras referências bibliográficas e um caso clínico ilustrativo da prática com sujeitos psicóticos.
A participação de colegas da assistência é não só bem-vinda, como desejável. Esperamos contar com seus aportes clínicos e epistêmicos, bem como com a experiência de cada participante, para dar conta das questões provocadas por nossas pesquisas.