NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DE PSICANÁLISE E FEMININO

NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO DE PSICANÁLISE E FEMININO

Discutir o tema do feminino enquanto conceito fundamental do último ensino de Lacan, abordando sua interface com o gozo não-todo e demais modalidades de gozo. Discutir as aproximações e separações deste conceito com as identificações de gênero, tomando o feminino enquanto ilocalizável.

Os encontros ocorrerão uma vez a cada mês, sempre às quintas-feiras as 19h. A metodologia do encontro apoia-se na conversação a partir da leitura da obra definida como referência básica para aprofundamento do tema. Tomaremos em 2026 os livros: “Lo feminino, entre centro y ausência”, de Miquel Bassols, e “Intervenciones analíticas en la perspectiva del no-todo”, de BORDÓN, C e GARCÍA, SILVIA.

  • Coordenação: Célia Salles e Camilla Costa
  • Comissão de orientação epistêmica: Conceição Andrade, Graziela Vasconcelos, Marluce Carvalhal e Paulo Fernando Dantas.
  • Horário: Quinta-feira das 19h00 às 20h30 (mensalmente)
  • Datas: 26/03, 23/04, 21/05, 11/06, 23/07/26, e demais datas a definir.
  • Atividade transmitida através do zoom