twitter

nº 10 | Ano 4 | Dezembro de 2015

 

Anorexia, natureza morta1

Nieves Soria

 

O corpo como nome

 

A escolha do sexo nas mulheres sofre vicissitudes em nada comparáveis à que se impõe para os homens, a tal ponto que Lacan chegará a dizer na aula do dia 11 de junho de 1974 do seminário Les non-dupes errent, que a identificação sexuada só é acessível para uma mulher, já que o homem está “entortado por seu sexo”. Este difícil percurso encontra na puberdade um momento crítico e determinante, já que é ali onde “a pulsão sexual, até então predominantemente autoerótica, encontra finalmente o objeto sexual (1)”. É evidente que isto não acontece sem a determinação previa que implica a constituição da fantasia na infância. A respeito disso, Freud nos adverte que “as viradas decisivas devem ter sido cumpridas ou iniciadas antes da puberdade (2)”. Já em relação com a jovem homossexual Freud se perguntava: “Haveremos de esperar que esta época [referindo-se a puberdade] demonstre também algum dia uma decisiva importância? (3)”.


A prática da psicanálise com jovens anoréxicas coloca esta crucial importância no centro da problemática do sujeito, já que regularmente é na puberdade que se manifesta dita posição subjetiva como rechaço do objeto alimentício. Obedece a que esta íntima ligação entre inicio da anorexia e puberdade? Em Metamorfose da puberdade, Freud dirá que “é sabido que até a puberdade não aparece uma clara diferenciação entre o caráter masculino e feminino, antítese que influi mais decisivamente que nenhuma outra sobre o curso da vida humana (4)”. Sendo a pulsão ativa -incluso ao se propor um fim passivo- e a libido masculina, esta indiferenciação entre ambos caracteres se deverá a que “…a mulherzinha é um homenzinho (5)”. Em seu artigo Sobre a sexualidade feminina, Freud dirá que “a vida sexual da mulher se divide sempre em duas fases, a primeira das quais é de caráter masculino, entanto que somente a segunda é especificamente feminina (6)”.


Deste modo o que Freud chamará “complexo de Édipo negativo” se verificará como de crucial importância na escolha da neurose de uma mulher, colocando as dificuldades que a mesma encontra para sair desta primitiva vinculação com a mãe que exclui o pai como um “incômodo rival”. Esta dificuldade levará Freud à seguinte afirmação: “Tive de aceitar até a possibilidade de que muitas mulheres fiquem detidas na primitiva vinculação com a mãe, sem alcançar jamais uma genuína reorientação para o homem. Com isso a fase pré-edípica da mulher adquire uma importância que até agora não se lhe havia atribuído (7)”.


Neste momento constitutivo, Freud localizará “… o temor -surpreendente, porém invariavelmente achado-de ser morta (devorada?) pela mãe (8)”. Com efeito, neste momento a menina toma como objeto de seu amor à mãe fálica, produzindo-se um efeito de completude imaginaria entre ambas, cujo correlato inevitável é a fantasia de devoração materna.


Freud sustenta que na puberdade se atualizam as fantasias da infância que permaneciam até então latentes. Sublinha algumas delas “por sua apresentação geral e sua amplia independência das experiências individuais (9)”, localizando entre elas a vida pré-natal no ventre materno. Tanto a fantasia de devoração como a vida pré-natal no ventre materno são versões de uma fantasia de retorno ao corpo da mãe, que não sem razão se atualiza na puberdade, e particularmente nas mulheres. Porque na relação imaginaria com a mãe o sujeito feminino se abisma em um jogo de espelhos: há um isomorfismo entre seus corpos, o qual acabará de tomar forma na puberdade, irrupção do real no imaginário do corpo, efeito de gozo que encontrará o sujeito no mesmo ponto alcançado em sua constituição infantil, porém devendo agora responder a este gozo a mais.


Ainda que a função paterna não tenha operado a separação entre a mãe e seu produto, este novo corpo, claramente feminino, desalentará o sujeito respeito de sua ilusão de possuir um pênis. Rompe-se a imagem de completude com a mãe fálica, e enquanto o sujeito não disponha de um semblante com o qual dar nome a esta irrupção do real, é pelo buraco da castração imaginaria por onde se verá levada em sua fantasia ao corpo materno. Freud não deixará de assinalar que estas fantasias são “de grande importância para a gênesis de diversos sintomas, pois fazem parte de seus estádios preparatórios (10)”.


Freud situará o complexo de castração como o fator específico do distanciamento da mãe pela menina, donde partem três caminhos possíveis, dos quais localizaremos o primeiro - o afastamento geral ou inibição da sexualidade - como aquele que escolhem os sujeitos que assumem a posição anoréxica, não se reduzindo esse caminho a esta posição. Sua posição de rejeição do objeto alimentício tem como consequência o apagamento dos caracteres sexuais secundários, como assim também da menstruação: aqueles signos no corpo de um gozo diferente do fálico que a puberdade trouxe com ela.


Ali onde o nome do pai como nominação simbólica falha em dar nome a esse Outro gozo, se localizará a imagem do corpo, a inibição da sexualidade como nominação imaginaria. A imagem do corpo, pertencente ao registro imaginário, passará a funcionar como um nó real que enodará os três registros. A fixidez de um excesso nessa imagem, que se manifesta como um ver-se gorda ainda em estados de máxima magreza, verificará sua versão de real.
Em seu seminário Les non-dupes errent, Lacan colocará a tragédia de Antígona como se produzindo “em nome do corpo”, e acrescentará que é isto o que faz com que o belo atinja o alvo com a morte. “Dá no alvo entanto que glorifica o corpo (11)”. Quer dizer que quando a nominação se produz desde o corpo - que Lacan localiza sempre no registro imaginário -, se produz o efeito do belo, que dá no alvo com a morte.

 

A barreira do belo


“Na vaidade que a mulher inspira seu físico, participa também a ação da inveja do pênis, pois a mulher estima tanto mais seus atrativos quanto que os considera como uma compensação de sua inferioridade sexual original (12)”. Freud colocava deste modo em 1932 a particular função de suplência que cumpre o corpo nas mulheres.


O problema, dirá Lacan em seu seminário sobre a ética, é que haveria uma imperceptível distinção, uma diferença irredutível entre a fantasia do falo e a beleza da imagem humana, localizando ali o tropeço da empresa freudiana (13).


Há um gozo próprio do falo respeito do qual a imagem do corpo não pode substituí-lo, já que vem para o sujeito desde fora de seu corpo: “o mais surpreendente é que esse objeto, o a, separa este gozo do corpo do gozo fálico (14)”. O corpo se introduz na economia do gozo pela imagem, como já antecipará Lacan em seus estudos sobre o estádio do espelho. “O problema é que o gozo fálico se sobrepõe ao corpo (15)”.


Em sua aula de 11 de junho de 1974 de Les non-dupes errent, Lacan coloca que para que una mulher alcance sua identificação sexuada, é necessário que ela “passe pelo gozo fálico que é justamente o que lhe falta”. É ali onde o recurso à imagem do corpo fracassa. Corpo e falo não coincidem, e é esta pequena diferença que deixa os sujeitos femininos - cuja posição se determina “em nome do corpo”- em um lugar “entre-duas-mortes”, lugar do belo. As referências ao registro da estética em relação ao próprio corpo têm uma presença constante no discurso das anoréxicas. O belo como última barreira ao gozo será o semblante com o qual elas se defendem do real. Este real deve ser localizado aqui como o campo de Das Ding, a coisa, o objeto perdido freudiano que somente pode voltar a ser encontrado como nostalgia, cujo lugar é ocupado pela mãe (16).


O desejo como defensa perante o gozo fica aqui aderido à morte:
“Somente a partir da apreensão do belo, pontualmente, na transição da vida para a morte, podemos tentar restituir o belo ideal, a saber, a função que em ocasiões pode adquirir o que se nos apresenta como a forma ideal do belo e, em um primeiro plano, a famosa imagem humana (17)”. O belo é uma função temporal que Lacan exemplifica com a natureza morta. É o brilho da proximidade com a morte, é a morte insinuando-se no domínio da vida, a vida insinuando-se no domínio da morte, o que detém, fascina, suspendendo o desejo, mas também produzindo uma acomodação sobre o mesmo, que compartilha com o belo a estrutura de armadilha.


Ali Lacan localizará o desejo puro como desejo de morte (18), como desejo de nada (19). Ali localizaremos a posição anoréxica.

 

Um dizer que erre à morte


Mas o desejo do analista não é um desejo puro.
No seminário Les non-dupes errent, Lacan colocará o desejo de morte como um efeito do amor cristão. Entanto que o amor é extraído do imaginário e localizado no simbólico, que o desejo é deslocado para o real da morte. Sua consequência é o masoquismo como meio de unir gozo e corpo (20).


O que o amor une como meio, somente pode ser desenodoado pelo mesmo meio: é o que faz a psicanálise, operando sob transferência: “o amor como meio tem possibilidades de ser puro erro (21)”. “Se o belo atinge o alvo com a morte, o discurso analítico deverá errá-la, corrigindo este deslocamento do desejo, operando sobre o amor de transferência desde o lugar do a-muro (22)”. Com um dizer que aponte para o objeto a, causa do desejo, colocando em função o muro existente entre o homem e A mulher barrada. Tratar-se-á de um dizer no qual a morte ficará situada como “princípio”, como “empuxo”. Um dizer para o qual a morte fica “fora de alcance”.
Lacan assinalará o deslocamento do desejo, para a morte como efeito de uma denegação: a do dizer de Cristo. Denegação que se somará ao desconhecimento do inconsciente. A denegação é uma oposição, uma rejeição. Uma forma da negação que recusa passar pela lógica e pela gramática: “O sujeito diz “não!” a esse jogo da intersubjetividade onde o desejo não se faz reconhecer um momento a mais que para se perder em um querer que é um querer do outro (23)”.


Este é o mesmo mecanismo que encontramos na posição anoréxica: tal como colocará Lacan no seminário sobre O ato psicanalítico, há algo de indenegável nesse chamado da anorexia que se encarna em um “eu não tomo (24)”. É também a posição descrita em Les non-dupes errent da seguinte forma: Lacan perguntou a uma anoréxica por que come nada. A resposta é muito clara: é para desalentar o desejo de saber (saber se come) suposto no Outro, que ela teria deixado se arrebentar de fome (25).


Uma ação que enuncia uma recusa é equiparável a um dizer que denega. Em ambos os casos o desejo é deslocado para o lugar da morte. Conjunção sem saída, salvo pela inexistência da relação sexual, que abre a porta para o discurso analítico. É por esse “impasse inverificável do sexo”, que este se encontra ligado à palavra. Ocasião para o ato do analista, que não tem outro meio que a palavra, já que recusa toda intervenção sobre o corpo.


Trata-se, efetivamente, de fazer fracassar o saber para que se produza como sintoma. Porém não a través da denegação, como faz a anoréxica, senão introduzindo a dimensão do enigma, que representa alguma verdade (26). É na medida em que a anoréxica pode descansar de sua ação de recusa, pelo efeito de seu encontro com um analista, que poderá “acordar da morte” - assim o precisava uma delas. Novo nascimento, um que na puberdade ela se recusara a si mesma, nascimento ali onde o sujeito já não responde com a morte ao Outro gozo.


Já não se trata para ela de responder com um “não-toquem-o-belo”, estremo do pudor, ao impudor do gozo materno, senão de passar ao dizer, ali onde se enodam a impudência e o gozo feminino. A impudência, que não é o impudor, senão o descaro, o atrevimento audaz ou cínico que choca, que indigna. É este laço entre o gozo feminino e a impudência o que fizera dizer a Lacan em Les non-dupes errent que o gozo feminino “está muito mais ligado ao dizer do que um  imagina (27)”.


O que abre um novo horizonte para a análise.

 

Tradução: Pablo Sauce
Revisão: Luiz Felipe Monteiro

 

 

Referências bibliográficas
1) Freud, Sigmund. “Metamorfosis de la puberdade”, en Tres ensayos para una teoría sexual. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 1216.
2) Freud, Sigmund. “La feminidad”, en Nuevas lecciones introductorias al psicanálise. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 2552.
3) Freud, Sigmund. “Sobre la psicogénesis de un caso de homosexualidad femenina”. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 2552.
4) Freud, Sigmund. “La metamorfosis de la puberdade”, en Tres ensayos para una teoría sexual. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 1223.
5) Freud, Sigmund. “La feminidad”, en Nuevas lecciones introductorias al psicanálise. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 3167.
6) Freud, Sigmund. Sobre la sexualidad femenina. Obras completas. Biblioteca nueva. Pág. 3079.
7) Ibid. Pág. 3077.
8) Ibid. Pág. 3078.
9) Freud, Sigmund. “La metamorfosis de la puberdade”, en Tres ensayos para una teoría sexual. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 1227.
10) Ibid.
11) Lacan, Jacques. El seminário XXI. Les non-dupes errent. Inédito. Clase del 12/3/1974.
12) Freud, Sigmund. “La feminidad”, en Nuevas lecciones introductorias al psicanálise. Obras completas. Biblioteca nueva. Madrid, 1973. Pág. 3176.
13) Lacan, Jacques. El Seminário. Libro VII. La ética del psicanálise. Paidós. Buenos Aires, 1988. Pág. 357.
14) Lacan, Jacques. “La tercera”, en Intervenciones y textos 2. Manantial. Buenos Aires, 1988. Pág. 90.
15) Lacan, Jacques. El seminário XXI. Les non-dupes errent. Inédito. Clase del 11/6/1974.
16) Lacan, Jacques. El Seminário Libro VII. La ética del psicanálise. Paidós. Buenos Aires, 1988. Pág. 84.
17) Ibid. Pág. 354.
18) Ibid. Pág. 339.
19) Ibid. Pág. 355.
20) Lacan, Jacques. El seminário XXI. Les non-dupes errent. Inédito. Clase del 18/12/1973.
21) Ibid.
22) Ibid.
23) Lacan, Jacques. “Fonction et champ de la parole et du langage en psychanalyse”, en Ecrits. Editions du Seuil. Pág. 1966.
24) Lacan, Jacques. El seminário XV. El acto psicoanalítico. Inédito. Clase del 20/3/1968.
25) Lacan, Jacques. El seminário XXI. Les non-dupes errent. Inédito. Clase del 9/4/1974.
26) Lacan, Jacques. El seminário XV. El acto psicoanalítico. Inédito. Clase del 6/12/1967.
27) Lacan, Jacques. El seminário XXI. Les non-dupes errent. Inédito. Clase del 11/6/1974.

 

1 Publicado em espanhol em Registros. Psicoanálisis y adolescencia. Tomo verde, año 5, 1996.